Companheiro
02/10/2021 (Wed) 00:06:14
[Preview]
No.44
del
>>42>Esses movimentos são capazes de culminar em algo maior ? Sim.
>Esses movimentos, em pleno século dos bombardeios por drone e encouraçados com poder de fogo suficiente para destruir cidades inteiras, tem capacidade de realizar qualquer mudança social significativa ?Sim; Todas essas armas são complexas e demandão uma grande quantidade de operários para fazer e operar. Se esses se negam a fazer acabou o jogo, vide movimento pela paz no vietnan que rolava nos EUA.
>A tática Black Bloc, adotada pela maior parte desses movimentos de rua, é eficaz ?Como qualquer tática é uma ferramenta. No caso se bem empregada funciona sim. Principalmente para impedir a prisão de manifestantes e proteger multidões pouco poderosas.
>Sempre quando paro para pensar nisso lembro do episódio da greve de 68 na França; o movimento grevista de frente ampla moveu o país inteiro, provavelmente se trata de um dos maiores movimentos grevistas de toda Europa pós 2 guerra, todas as categorias, todos os sindicatos; e no final das contas nada mais do que algumas migalhas foram alcançadas, apenas algumas conceções da classe burguesa, também me lembro do massacre dos trabalhadores em Germinal, esmagados primeiro pela fome e depois pelo exército; o camarada acha que esses movimentos podem desencadear uma altentica revolução ?É uma questão de estratégia. Não conheço o maio francês. Conheço a Revolução Russa e o Golpe de 64 no Brasil. Desses dois casos você consegue ver a diferença de entender Lenin e saber sociologia e filosofia marxistas.
Focando na questão de 64: O PCB não sabia o que estava fazendo, tinha uma linha muito parecida com o PT e PDT de hoje. Não havia estratégia clara, mesmo sabendo que o golpe era iminente nos 10 anos anteriores a ele não se fez nada. Os Bolcheviques em 17 tinham um plano. No caso de não terem um possuíam a capacidade organizativas para os quadros se adaptarem as circunstâncias. No Brasil o golpe foi em 64 e a resposta em 68, na Russia teve a Rev. de fevereiro e em outubro os comunistas estavam no poder.
>Esses movimentos servem para alguma coisa além de dar munição para a mídia burguesa difamar a esquerda ?Das falhas totais se ganham lições. Das falhas parciais com a sobrevivência do povo se ganha capacidade organizativa, esse último é o ganho verdadeiro do Occupy e BLM. Para lhe falar a descoberta deles é que democracia direta mal organizada não funciona e que organizações precisam ser organizadas.