Anônimo
02/06/2026 (Fri) 08:01
[Preview]
No.603
del
>>280>>552“Washington Post” demite 30% de seus jornalistas
https://www.poder360.com.br/poder-midia/washington-post-demite-33-dos-funcionarios-e-elimina-editorias/O jornal norte-americano Washington Post, propriedade de Jeff Bezos (dono da Amazon), iniciou [4 de fevereiro de 2026] processo de demissão que atingirá 267 jornalistas. Esse corte equivale a 1/3 de seu quadro atual de 800 jornalistas. A reestruturação elimina completamente as editorias de esportes e livros e reduz o número de correspondentes no exterior. A partir de agora, a publicação vai se concentrar em assuntos políticos, nacionais, negócios e saúde.
Matt Murray, editor executivo do jornal, informou aos funcionários que todas as áreas do jornal serão afetadas pela reformulação. Murray destacou que repórteres continuarão a cobertura pelo jornal em ao menos 12 países. “As ações que estamos tomando incluem uma ampla reestruturação estratégica com uma redução significativa de pessoal”, declarou Murray sobre as mudanças em comunicado oficial.
O próprio jornal noticiou as demissões numa reportagem no final da tarde do mesmo dia: “Washington Post demite 1/3 de sua equipe, um golpe para uma marca jornalística lendária” (fonte:
https://www.washingtonpost.com/business/2026/02/04/washington-post-staff-reduction-layoffs-cuts/ ). O número de demitidos citados pelas agências internacionais (267 de um total de 800 jornalistas) não é confirmado pelo jornal, que não divulga os dados nem sua tiragem atual ou o número de assinantes.
Fica aí mais uma prova: quem "lacta", não "lurka". Lacrou? faliu!